domingo, 28 de março de 2010

Um simples olhar

Texto por Caldeira Silva






"Passou por mim, fez que não me viu, mas deixou prá mim, um pouco mais daquele andar eu sei, sigo à vontade então" (Charlie Brown jr)

Pode ser curto, quase imperceptível, mas um olhar sempre tem seus efeitos, suas ações transformadoras... Não falo aqui de olhares cinematográficos, como, por exemplo, o da Cate Blanchett, em uma cena de Hollywood para o resto do mundo assistir. Falo dos olhares mais simples, como um olhar de uma mulher anônima, direcionado para um jovem qualquer, que pode transformar um dia, um mês, um ano ou até uma vida.

Pensei nisso numa tarde de domingo, sentado na arquibancada do “café literário” umas das várias atrações do 6º salão do livro, em Palmas-To. Onde fui só passear pelos corredores e assistir algumas palestras. Horas antes estive no estacionamento, onde deixei o veículo e nada me chamava atenção antes de olhar para uma moça na casa dos vinte e dois anos, corpo de violão, cabelos longos acompanhada de um cara que talvez fosse seu... namorado ou “ficante”. O seu vestido preto me convidava a admirar seu corpo com olhares sacanas. Seu namorado, definitivamente, não gostou, pois a expressão corporal foi bem clara.

O meu dia chegou ao fim. Retornei ao estacionamento, seguido de vários pensamentos sobre os meus olhares, ou melhor, as minhas paqueradas. Várias reflexões foram possíveis:

“O namorado da moça poderia ter ficado irritado e falado: ‘Você ta parecendo uma vagabunda, olhando desse jeito aquele cara! ’ Ela, certamente não se calou e disse: ‘Ah! Você tá pensando besteira! ’ E iniciou uma básica briguinha” (risos).

Outro pensamento foi possível: “O cara abraçou com suavidade e firmeza sua linda companheira, entraram no carro e foram para uma lanchonete tomar um suco natural ou para um quarto de motel e no confinamento de quatro paredes, deram outra definição ao meu olhar, fizeram amor gostoso!”

Tudo teoria, mas sem perder a linha de reflexão sobre os poderes de um simples olhar. Um simples olhar: O que você faz com ele?! Eu acho que fiz um casal brigar... Fazer o quê? Se ela me olhou!


Foto 1: Cate Blanchett, disponível em: 
Foto 2: Casal apresentando no palco do Café literário.

3 comentários:

Anônimo disse...

opniao particular: parecia q nao estava mto bem ao escrever o texto. Um olhar pode ser mto mais do que isso. Pode esconder misterios, falas nao ditas, respostas nao dadas e pode alem disso, mostrar vontades..
Posso estar enganada, mas um olhar pode mudar mta coisa... é o q me dizer =) -AManda

Lana Alves disse...

__Não faça isso com seu olhar..
nem sequer se ela o convidar!!__
Somos traiçoeiras se quizermos, não é a toa que vemos brigas por mulheres, lógico que não são todas que tem essa audácia de flertar pelo símples prazer de se fazer ser cobiçada por todos! Cuidado! Muitas podem te aprisionar na infinitude de um olhar e vocÊ pode não ser capaz de se libertar mais..
Grande abraço!!

Anônimo disse...

__Não faça isso com seu olhar..
nem sequer se ela o convidar!!__
Somos traiçoeiras se quizermos, não é a toa que vemos brigas por mulheres, lógico que não são todas que tem essa audácia de flertar pelo símples prazer de se fazer ser cobiçada por todos! Cuidado! Muitas podem te aprisionar na infinitude de um olhar e vocÊ pode não ser capaz de se libertar mais..
Grande abraço!! (Lady)